X

Conta de luz deve continuar com bandeira vermelha até novembro

 Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Barata, a bandeira tarifária vermelha deve continuar a aumentar o preço das contas de luz até novembro deste ano.

A expectativa da ONS é que com o fim do período seco, em novembro, o aumento do volume de chuvas deve elevar o nível dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. Os reservatórios estarão com 20% da capacidade, e os do Nordeste, possivelmente abaixo dos 10%, segundo a previsão do órgão.

Vale lembrar que a bandeira vermelha está em vigor desde abril deste ano, até então a conta de energia estava com bandeira amarela. No Acre, mais de 180 mil consumidores continuarão pagando mais caro pela energia elétrica.

O que é bandeira tarifária?

A bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz. Elas apenas mostram, mês a mês, o custo de geração de energia elétrica no país, valor que é repassado aos consumidores.

As bandeiras funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido as condições de geração de energia. Dessa forma a conta de luz fica mais transparente, e o consumidor saberá como usar de forma mais consciente a eletricidade.

Quando a bandeira vermelha está em vigor, os consumidores pagam R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Gazeta do Acre: