Apesar das manchetes, algumas chocantes, houve sim uma diminuição dos homicídios, nos primeiros cinco meses do ano no Estado, embora ainda a questão seja preocupante e requer todo o esforço das forças de segurança.
Segundo dados divulgados ontem por este jornal, a redução de homicídios de maio para abril foi de 11%, de maio para março de 24% e maio para fevereiro de 29%. Só o mês de fevereiro foi atípico, registrando-se o maior número de homicídios.
São dados repassados pelo secretário de Segurança, Emylson Farias, ao govenador Tião Viana, que atestam que houve sim uma diminuição , enquanto a violência explode por todo o país, incluindo os estados mais desenvolvidos como São Paulo e Rio de Janeiro, onde praticamente se perdeu o controle sobre a criminalidade.
Evidentemente que esses números ainda são preocupantes, mas não há como não reconhecer o esforço que o Governo do Estado vem fazendo para proporcionar melhores condições técnicas às polícias Militar e Civil na prevenção e combate ao crime. Como também à política de geração de empregos e renda através do apoio e investimentos na chamada cadeia produtiva.
Lembrando sempre que, se o Governo do Estado está fazendo a sua parte, falta o Governo Federal fazer a sua com o combate ao narcotráfico nas fronteiras.