X

Gameleira cultural leva teatro, música, dança, além de artes plásticas e visuais a três bairros de Rio Branco nesta semana

 Os bairros São Francisco, Recanto dos Buritis e Belo Jardim III recebem intervenções artísticas nos segmentos de teatro, música, dança, artes plásticas e de audiovisual, entre os dias 5 a 7 de julho, respectivamente, através da realização do projeto Gameleira Cultural que compõe o programa Jamaxi Cultural.

De acordo com o presidente da Federação de Teatro do Acre (Fetac), Lenine Alencar, essa é uma oportunidade de levar entretenimento e reflexão a comunidades que quase não tem acesso à cultura. Para garantir que o incentivo as boas práticas, as apresentações ocorrem em escolas.

Essa primeira etapa do projeto teve início em junho e se estende até o dia 16 de julho. Em dezembro, a segunda etapa percorre em outros 18 bairros. De acordo com Dinho Gonçalves, integrante do Grupo de Palhaço Tenorino (GPT), a segunda fase deve ocorrer ainda em 2017. “É o que prevê a Federação Elias Mansour, porque depende do repasse do Ministério da Cultura”.

A proposta do projeto é que os artistas saiam das salas de teatro e de espaços convencionais de exposição. Desta vez, o palco pode ser uma praça, o pátio, a sala de aula ou o refeitório de uma escola pública.

No bairro São Francisco as ações serão realizadas na escola Berta Vieira. Estão previstas, a exposição visual intitulada Fluídos. A música fica por conta do grupo Baque do Bom. Na dança será apresentado o espetáculo Sansão e Dalila. O teatro apresenta a peça O Organismo e o cinema será mostrado o documentário Rádio Difusora Acreana – A voz das Selvas.

Já no Recanto dos Buritis, as escolas Josué Fernandes e Maria Iza Liz recebem as ações. No cinema serão mostradas as obras: Clarinha e o Boto e Da Costa. Na dança será apresentado o espetáculo Origens – Uma homenagem a Hélio Melo. A música fica por conta do grupo Ai ki delícia de forró. A Exposição Fluidos também estará à disposição da comunidade e no teatro, a peça João e Maria fará a alegria de adultos e crianças.

No bairro Belo Jardim III, a escola Santo Antônio II será palco das ações promovidas pelo Gameleira Cultural. Na parte de arte visual será apresentado a exposição póstuma – Raimundo Marques. O músico Heloy de Castro apresenta o show Estrada de Água. No teatro, os Saltimbancos será apresentado. Na dança, o espetáculo Ikuâni e no cinema será apresentado o Vídeo Jornal.

De acordo com a diretora-presidente da FEM, Karla Martins, a ideia do Gameleira Cultural é que os espetáculos ocupem diversos pontos de Rio Branco. “Sejam eles escolas da rede pública de ensino, espaços culturais e praças, entre outros, promovendo o acesso da população a esses bens culturais”.

A gestora lembra ainda que, por meio do Jamaxi, os produtos também estão sendo levados a diversos municípios acreanos: “Tivemos um repasse de R$ 2,2 milhões, oriundo do Fundo Nacional de Cultura, voltado para que os grupos levassem seus espetáculos para outras cidades. Além das apresentações, os artistas também levaram para as comunidades palestras, oficinas e rodas de conversa”.

A seleção dos 71 grupos do Gameleira Cultural foi feita pelo governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour.

A Gazeta do Acre: