Acumulando a cada mês indicadores econômicos negativos por incompetência e falta de credibilidade, o Governo imposto pelo golpe parlamentar está colocando, literalmente, o Brasil à venda a preço de banana, reduzindo novamente o país a uma colônia medieval.
Alguém, ingenuamente, poderia indagar o que o Acre tem a ver com isso. Muita coisa a ver. A começar pela privatização da Eletrobrás, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado.
Como acontece com todas as privatizações, as primeiras consequências, no caso da Eletrobrás, será o aumento das tarifas ou contas de luz e, com certeza, a dispensa de centenas, milhares de funcionários, que se somarão aos mais de 14 milhões de brasileiros já desempregados.
Outra consequência será a desativação de alguns programas sociais, como o Luz para Todos, pelo qual milhões de brasileiros tiveram acesso à energia elétrica em suas casas e puderam ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida. Ou alguém, ingenuamente, acha que uma empresa privada estaria interessada em questões sociais. Lucro é o seu primeiro e único objetivo.
Est é apenas um exemplo, mas, na medida em que a crise vai se aprofundando, virão mais e mais privatizações, a não ser que sociedade reaja a tempo.