Independentemente do resultado da votação de ontem na Câmara dos Deputados, que decidiria pela aceitação ou não da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer apresentada pela Procuradoria Geral da República, o país se afundará ainda mais na crise econômica, política e institucional.
Aliás, o que se assistiu ontem no plenário da Câmara foi mais um desses espetáculos grotescos que retratam com fidelidade o nível intelectual e ético de uma grande maioria de parlamentares.
Os mais exaltados e hilários foram justamente aqueles que venderam seus votos em troca de emendas parlamentares destinadas a seus currais eleitorais com vistas às eleições do próximo ano. Uma barganha vergonhosa e criminosa patrocinada pelo presidente da República que custou bilhões de reais aos cofres públicos e que faltará para serviços essenciais como os da Saúde, Educação e Segurança Pública.
Pelo sim ou pelo não, o que esperar de um governante que tem a rejeição de quase 90% da população e o que esperar de um Congresso conivente com os mesmos crimes de corrupção? No caso do presidente, considerando ainda que novas denúncias até mais graves poderão ser apresentadas nos próximos dias ou semanas pela mesma Procuradoria Geral da República.
Enfim, esta é a triste realidade e a sociedade deve reagir porque o pior ainda está por vir.