Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação “abafa corrupção”

“Espetáculo grotesco”, “vergonhoso”, “deprimente”…tudo ou quase tudo já se disse sobre a sessão da Câmara Federal, realizada na última quarta-feira, que barrou a denúncia de corrupção passiva apresentada pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer.

Contudo, o que poderia soar apenas como expressões ou posições de adversários políticos do presidente e seus apoiadores, é recomendável ler ou ouvir um dos ministros do Supremo Tribunal Federal(STF), Luís Roberto Barroso, que classificou como “operação abafa corrupção”.

Ou seja, foi exatamente o que fizeram os deputados que votaram pelo não prosseguimento da denúncia em troca da liberação de emendas parlamentares destinadas aos seus currais eleitorais já visando as eleições do próximo ano. Abafaram a corrupção praticada pelo presidente da República e se tornaram cúmplices ao fazer esta barganha.

Se o presidente e esses parlamentares avaliam que saíram vitoriosos, estão enganados. O presidente, provavelmente, poderá ser denunciado por uma ou mais denúncias graves a ser apresentada pela mesma Procuradoria. E mesmo que não ocorra, continuará sem poder sair às ruas, tamanha a rejeição da sociedade. E os deputados terão que se explicar para seus eleitores.

Sair da versão mobile