X

Com 57% dos votos, Areski Peniche é eleito novo presidente do Coren/AC

 

O enfermeiro Areski Peniche, 42 anos, foi eleito o novo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/AC). O processo eleitoral ocorreu simultaneamente em todas as unidades da federação, no último final de semana. A nova diretoria vai atuar no triênio 2018/2020.

“Era esperado por conta da densidade que nossa campanha tomou. Nossa chapa foi composta por pessoas que estão nos serviços de Saúde, então, os colegas se sentiram contemplados com a nossa proposta. Por isso já tínhamos fortes indícios que seríamos eleitos”, disse o presidente que foi eleito com 57% dos votos.

Em entrevista ao A GAZETA, Peniche explica que a principal proposta é a de modernização da enfermagem no estado. “Modernizando processor, otimizando os profissionais e garantindo que o conselho faça uma fiscalização mais ágil desses profissionais. E que a população tenha serviços de mais qualidade”.

O Coren atua juntamente com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na normatização e fiscalização do exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e cumprindo a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

Atualmente, o Acre possui cerca de 2 mil enfermeiros registrados e aproximadamente 4.500 técnicos e auxiliares de enfermagem. Apesar da fiscalização do Coren, ainda existem casos de pessoas que tentam burlar a lei, trabalhando sem registro.

“Para entrar no mercado de trabalho da Enfermagem, a pessoa precisa estar devidamente inscrita no conselho. Infelizmente, ainda existem pessoas que tentam trabalhar de maneira ilegal. Sempre existe alguém que se apresenta como enfermeiro sem ser. A única forma que a população tem de ter a certeza que a pessoa é registrada, é solicitando a carteira profissional que é expedida pelo Conselho”.

Peniche é formado em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e pós-graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde. O enfermeiro trabalha na Unidade de Saúde Roney Meirelles e é plantonista no Samu.

 

 

 

 

A Gazeta do Acre: