X

Nível do Rio Acre na Capital apresenta elevação de nível neste começo de semana

 

Na última medição realizada pela Defesa Civil, nesta segunda-feira, 26, o nível do Rio Acre estava em 13,08 metros. Segundo dados, houve uma elevação de mais de 80 centímetros nas últimas 24 horas. A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento é de 14 metros.

A elevação também foi registrada no Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, a marca atual é de 13,69 metros. Em Capixaba, o nível alcançou a cota de 8,99 metros. No Alto Acre, os rios apresentam vazante nas últimas 24 horas. Em Xapuri, o nível das águas chegou de 8,65m, Brasileia 4,83m e em Assis Brasil 3,77 metros.

No último final de semana, as cinco famílias que estavam instaladas no abrigo instalado no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, foram para casa. No domingo, 25, o rio marcou 12,19 metros.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, confirma que o abrigo continua pronto para receber novas famílias. Já que a previsão é que o rio ainda suba nos próximos dias, devido ao nível em Xapuri e Brasileia.

De acordo com o pesquisador metereológico Davi Friale, na capital acreana, as chuvas, em fevereiro deste ano, até o dia 25, já somam 470mm, ou seja, mais de 60% da média climatológica para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

“O maior volume de chuvas, no Acre, neste mês de fevereiro de 2018, tem ocorrido em Rio Branco, em Sena Madureira e nas proximidades”, aponta o pesquisador.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá também apresentou elevação, e na segunda-feira, 26, marcou 10,06 metros. Apesar disso, continua sem apresentar risco de transbordamento. O Corpo de Bombeiros aponta que a previsão é que nos próximos dias o nível continue oscilando, porém, descarta uma cheia que possa atingir a cota de alerta, que é de 11,80 metros.

No ano passado, a prefeitura decretou estado de emergência devido à cheia do rio, que chegou na sua maior marca e atingiu a cota de 14,24 metros no dia 2 de fevereiro. Na época, centenas de famílias foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos e alojamentos.

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: