Muito boa e oportuna essa iniciativa dos empresários, através de suas entidades, de se reunirem com os candidatos a governador para apresentarem e debaterem suas propostas sobre o desenvolvimento econômico do Estado, como fizeram ontem com o candidato da Frente Popular, Marcus Alexandre, e pretendem fazê-lo com os candidatos dos demais partidos.
Primeiro que, com essa iniciativa, os empresários estarão contribuindo para elevar o nível da campanha eleitoral que, como se constata em cada eleição, nem sempre os problemas reais do Estado são debatidos e, muitas vezes, descamba para todo tipo de baixarias.
O segundo aspecto positivo é o de que os candidatos serão instados também a expor seus planos de governo e submetê-los ao debate, às críticas e sugestões. O que nem sempre costuma ocorrer durante a campanha eleitoral, atendo-se muitas vezes a expor generalidades, sem começo, meios e fins que se exige de um bom plano para resolver os problemas do Estado.
Na atual conjuntura de crise econômica, política e institucional do país, com reflexos nos Estados, debates desse tipo deveriam ser promovidos também com outros segmentos sociais, como o dos trabalhadores, que são as principais vítimas das políticas perversas do atual Governo imposto e que, a cada pesquisa, só colhe os piores índices de rejeição da História do país.