Acontece hoje, através da TV GAZETA, o primeiro debate reunindo todos os candidatos ao Governo do Estado e se constitui em mais uma oportunidade para a sociedade, os eleitores, conferir e comparar as propostas de cada candidato para definir ou reafirmar os seus votos.
Apesar da concorrência das redes sociais, esses debates nas emissoras de televisão e rádio ainda são importantes para avaliar o preparo e o desempenho de cada candidato e o confronto de suas ideias e propostas, quando se lhes é concedido um tempo para debaterem entre si, com perguntas e respostas, réplicas e tréplicas.
Evidentemente, que de políticos que se propõem a governar o Estado, é de esperar um comportamento digno, sem baixar o nível para um ranking de lutas marciais, embora, o confronto, a crítica sejam permitidas e até necessárias para os telespectadores saber quem é quem.
Na verdade, o que a sociedade espera desses debates não é saber se um candidato é mais esperto, mais ‘bonitinho’ ou mais agressivo do que os concorrentes, como costuma acontecer muitas vezes por orientação de seus marqueteiros.
Com o país já dividido e até mesmo conflagrado por manifestações de intolerância e ódio, estariam dando um péssimo exemplo e contribuindo para acirrar ainda mais essa nefasta conjuntura.
Como se disse, trata-se de uma oportunidade que lhes é oferecida para apresentar suas propostas e planos de governo que irão executar para melhorar as condições de vida da população. Isso é tudo o que importa.