X

Secretário comenta redução no número de homicídios no Acre nos primeiros dias de setembro

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) houve redução de 52% no índice de homicídios em Rio Branco. A análise é referente à primeira quinzena de setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados afirmam ainda que em todas as 22 cidades acreanas, o decréscimo chega a 40%.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Vanderlei Thomas, comentou os resultados e destacou que a redução é fruto de um trabalho intensivo de união, força e integração das polícias.

“Estão sendo realizadas operações ininterruptas a mais de 60 dias, além de reforço nas atividades normais que já eram desempenhadas diariamente.

Vale ressaltar que as operações policiais seguem sem data para terminar com ações integradas diariamente. “Nosso desejo é reduzir os índices ainda mais e trazer de volta a sensação de segurança para a população. Esse é o nosso compromisso. Levar a paz social”, ponderou.

“Estamos com três grandes operações realizadas. A primeira é a Ronda nos Bairros, que é desenvolvida pela Polícia Militar. Atualmente, 40 homens estão nessa operação. Mas, haverá um reforço de outros 70 militares que serão remanejados”, acrescentou o secretário.

Essa operação é realizada, principalmente, nas regiões com maior incidência de crimes apontadas pela Análise Criminal.

Já a Polícia Civil e o Iapen continuam com a Operação Visibilidade, todas as tardes e noites nas ruas da Capital, coordenada pela Sesp. “Essa operação acontece diariamente. Além de fazer pontos de observação, são feitas abordagens também. A partir dessa semana, os trabalhos começam a partir das 15 horas”, adiantou o gestor.

A terceira operação é chamada “Cavalo de Aço”, realizada pelo Batalhão de Trânsito junto com a Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran). “Juntas, essas operações atuam na abordagem de veículo e de pessoas. Além da realização de blitzes e patrulhamento. Creditamos as reduções à forte presença das polícias nas ruas, além do que diariamente já é feito”, confirmou o secretário.

A Gazeta do Acre: