Fazendo o contraponto à irresponsabilidade ou insanidade do presidente eleito que desmontou o programa Mais Médicos, deixando milhares de brasileiros sem a mínima assistência básica de saúde, os acreanos podem contar a partir de agora com o chamado Hospital do Amor, especializado na prevenção e tratamento do câncer.
Como se está divulgando, a unidade de Saúde foi construída numa louvável parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Barretos, o Ministério Público do Trabalho e colaboração de empresários, tornando-se uma referência na região Norte.
Trata-se de um serviço público importante, especializado no tratamento preventivo do câncer, com unidades móveis se deslocando para os diversos municípios do Estado, ligado à estrutura existente em Barretos, uma referência nacional no tratamento dessa doença, com capacidade para realizar 57 exames diários de mamografia e 70 exames preventivos do colo de útero.
Além dessas unidades móveis, o hospital dispõe de um programa de Rastreamento do Câncer de colo de útero e mama, que será executado através de uma unidade fixa, com capacidade para mais de oito mil procedimentos mensais.
Independentemente de questões político-partidárias, não há como não reconhecer que o governador Tião Viana está fechando seu Governo com alguns serviços na Saúde Pública que até então era só para quem podia sair do Estado para ter acesso, como por exemplo, os transplantes de fígado que vem sendo realizados com sucesso aqui no Estado.
Sim, há ainda problemas no setor de Saúde que a sociedade espera que o próximo Governo resolva dispondo de mais recursos, mas não se pode ignorar esses avanços que poucos estados dispõem.