Cumprindo o que havia prometido, o governador Tião Viana entregou ontem a última etapa do Hospital Regional Wildy Viana em Brasileia, com capacidade para atender cerca de 100 mil pacientes da região do Alto Acre, inclusive de países vizinhos como a Bolívia e o Peru que procuram atendimento do lado brasileiro.
Com mais de 12 mil metros quadrados, a unidade recebeu investimentos de R$ 80 milhões e torna-se uma referência no suporte de alta e média complexidade, o que significa que a população daquela região não precisará mais deslocar-se para a Capital e mesmo para fora do Estado.
Como bem assinalou o secretário de Saúde, Rui Arruda, “só quem é daquela região tem a dimensão da importância de um hospital como esse. Além de atender a atual demanda, estará preparado para atender às gerações futuras” com a quantidade de leitos e equipamentos de que dispõe.
Com a inauguração desse hospital, a conclusão das obras do Hospital de Urgência e Emergência, o Hospital do Câncer, na Capital, só para citar alguns, o governador Tião Viana deixa um legado dos mais importantes para a população em um dos setores mais nevrálgicos, que é o da Saúde pública.
Sim, há ainda problemas circunstanciais a serem corrigidos, como falta de material e mesmo de medicamentos, que o próximo Governo deverá supri-los contando com o apoio do futuro Governo Federal que o apoiou. Uma questão ainda a ser conferida. Porém, não poderá reclamar da falta de infraestrutura hospitalar que o atual Governo está deixando, uma das mais modernas da região Norte.