Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Muito desgaste à toa

A CPI da Energia Elétrica tinha tudo para sair do papel e ganhar forma na sessão de ontem, 16, da Aleac. Mas, uma manobra mudou votos de parlamentares e tornou insuficiente o quórum para a leitura do requerimento, que é condição necessária para a instalação da CPI. Para muitos, uma vitória da base governista na Assembleia Legislativa.

De fato, foi mesmo. Mas, quem viveu um pouco respirando, inspirando e transpirando da boa e velha política acreana sabe bem que um elemento pode alavancar carreiras políticas ou destruí-las. Trata-se do desgaste. E ele é muito súbito. Muda de uma hora pra outra.

Apesar do sagaz impedimento para ler a Comissão Parlamentar de Inquérito, ela não morreu. Não há força política entre a base do governo para soterrá-la de vez. Pelo contrário, a CPI foi protocolada, e seus propositores não pretendem deixar tal matéria de lado. Ameaçam até trazê-la de volta hoje, ou semana que vem, quem sabe?

Em outras palavras, a não ser que os deputados da situação tenham algum ás na manga, é muito provável que toda a manobra de ontem tenha servido apenas para adiar o inadiável. Isso significa mais dias de muita gritaria e ânimos exaltados na Aleac. Para os defensores da CPI, quer dizer mais Ibope. Para os contrários a ela, significa que estão por vir mais dias tensos e de certo desgaste político.

Sair da versão mobile