Consta que deputados de Rondônia virão hoje ao Acre, para tomar conhecimento dos trabalhos que a CPI instalada pela Assembleia Legislativa aqui do Estado pretende desenvolver para apurar supostas irregularidades que a empresa Energisa estaria praticando, principalmente com os inexplicáveis e abusivos aumentos nas contas de energia que surpreenderam e revoltaram os consumidores.
Lá, em Rondônia, como aqui, foi constatado o mesmo problema e os deputados daquele estado desejam somar forças para que a empresa, primeiro, forneça explicações convincentes sobre esses aumentos e como será daqui por diante, considerando que os consumidores, sobretudo, a população de baixa renda não têm condições de arcar com esses aumentos.
É uma iniciativa louvável dos parlamentares do estado vizinho, como é louvável também que o Ministério Público assuma a investigação para corrigir, na forma da lei, os erros ou abusos cometidos.
De outra parte, convém lembrar que este e outros problemas haveriam de surgir com a privatização do sistema de produção e distribuição de energia e não foi por falta de aviso. Não precisaria nem lembrar que empresas particulares visam o lucro e não seria diferente com a Energisa.
Dirigentes da empresa já deram algumas explicações, que não convenceram e por isso mesmo a necessidade dessa comissão de inquérito.