“A luta da defesa da Amazônia é que nos une”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, na abertura da 13ª Reunião do Parlamento Amazônico que reuniu ontem parlamentares de vários estados da região, que vieram debater alguns temas que afetam alguns mais, outros menos, as populações de seus respectivos estados.
Esta afirmação do deputado foi oportuna, no momento em que a Amazônia está em foco e em discussão não só no Brasil, mas no mundo inteiro, por conta de uma política predatória e pode-se dizer criminosa que o Governo Federal pretende impor na região com a derrubada da floresta e, por consequência, com a destruição e sua rica biodiversidade.
Por sorte, boa parte da sociedade brasileira e vários países civilizados se insurgiram, de imediato, contra esse crime e alguns deles, como a Alemanha e Noruega, chegaram a suspender recursos significativos que vinham concedendo a vários estados da região, entre eles o Acre, para projetos de desenvolvimento sustentável.
Além dessa questão maior, os parlamentares trataram de alguns temas específicos como o da aviação, que vêm causando sérios problemas para as comunidades mais distantes ou por suas condições precárias ou por falta deles.
Espera-se que desta reunião, surjam medidas promissoras e viáveis para melhorar a qualidade de vida dos quase 30 milhões de habitantes que vivem na região, a maioria em situações precárias.