Em momento oportuno e necessário, a prefeitura da Capital está lançando nova campanha de prevenção e conscientização da população sobre os malefícios da dengue e doenças correlatas, desta vez com algumas inovações.
Quando se afirma que a dengue mata é verdade e já está acontecendo no Estado, sobretudo, em alguns municípios do interior nos quais a doença fugiu do controle ou por falta de ações preventivas dos órgãos públicos ou por falta de conscientização da população.
Evidentemente, que a responsabilidade primeira é das prefeituras que, com a chegada do chamado “inverno amazônico”, precisam intensificar a limpeza da cidade, identificar e eliminar os focos de infestação do mosquito transmissor e, paralelamente, insistir na conscientização dos moradores.
Sobre este aspecto, grande parte da responsabilidade também e, sobretudo, cabe aos moradores. Depois de sucessivas campanhas ao longo dos últimos anos todos já sabem o que fazer e tomar os devidos cuidados de prevenção, como manter limpos os quintais de suas casas, manter suas caixas d’água devidamente tampadas, alertar os vizinhos relapsos, entre outros.
A impressão que se tem é a de, por comodismo, muitos esperam e até exigem que os órgãos públicos façam este trabalho, limpem seus quintais, o que convenhamos não se pode admitir. Repetindo: a dengue mata e já está matando em alguns municípios do interior do Estado.