Como foi amplamente divulgado em rede nacional, até ontem o Acre era um dos quatro estados da federação onde ainda não teria sido registrado nenhum caso suspeito do Coronavirus, mas isso não significa que o Estado esteja imune a essa terrível doença e todo cuidado é pouco para prevenir e combatê-la, considerando vários fatores.
Apesar de as autoridades de Saúde terem declarado que todos as providências já foram tomadas, na prática o que se tem constatado é que o sistema não tem sido capaz de prevenir e combater outras doenças, como a dengue, que virou epidemia em alguns municípios, como Cruzeiro do Sul, e quatro pacientes já teriam morrido.
Aliás, como se tem observado e denunciado, um dos setores mais ineficientes do atual Governo tem sido justamente o da Saúde Pública com constantes trocas de secretários e falta de gestão. Ainda na semana passada, denunciava-se que ratos foram vistos atrás de comida no Pronto Socorro da Capital, recentemente inaugurado com toda a pompa pelo governador.
Como foi entregue com a mesma pompa um helicóptero para atender pacientes em áreas de difícil acesso e, atualmente, se encontra destroçado por colidir com um caminhão em via pública.
Diante de situações como essas, se não há motivo para pânico – e é recomendável que não haja – há motivos mais do que suficientes para preocupação e motivos, sobretudo, pelas mesmas autoridades do sistema público de Saúde, melhorarem e muito o atendimento médico-hospitalar.