Coluna Roberta Lima – 16/08/2020

Bodas

Mega simpáticos e queridos, o casal Ronan Zanforlin e Patrícia Mendes (foto) comemoram nesta segunda, 17, os 25 anos de vida em comum. Ao casal, que a felicidade perdura por anos e anos.

Eleições I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última quinta-feira, 13, os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano.

**As eleições, que originalmente acontecem no mês de outubro, devido ao Covid-19, ficaram adiadas para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro.

Eleições II

Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro.

Happy Day

Meu querido amigo Vagno di Paula (foto), colunista social dos antigos, que detém a arte da boa escrita, apagou as velinhas no último sábado, 15, e foi mega paparicado ao longo do dia pelos amigos e familiares.

Mini-férias

Advogado Rui Oscar e a empresária Patrícia Dossa zarparam com os filhos Liz e Murilo (foto) para uns dias de sol no Ceará. Além de Fortaleza, aproveitam a calmaria e o lindo mar das praias desertas e paradisíacas da região.

Foto: Talita Carvalho

Maria da Penha

Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 14 anos. Um Termo de Cooperação Técnica entre o MPAC, Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Estado do Acre e Defensoria Pública do Estado do Acre, visando o enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar praticada contra as mulheres no estado, foi assinado durante uma agenda no Palácio Rio Branco, em alusão a promulgação da Lei no Brasil.

**O evento também marcou o início da campanha “Agosto Lilás” para o combate a violência contra a mulher, com iluminação do Palácio do Governo com luzes lilás.

Nas Redes I

A Prefeitura de Rio Branco vai dar uma pausa em seus conteúdos em razão da legislação eleitoral, publicando apenas informes de utilidade pública, principalmente os relacionados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, em respeito à lei, em novas páginas criadas exclusivamente para divulgação das ações de mitigação da pandemia.

Nas Redes II

Através do Facebook, Instagram ou Twitter, será possível acompanhar boletins diários, a live semanal da Secretaria Municipal de Saúde, com dr. Osvaldo Leal, coordenador municipal do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus e outras notícias relacionadas ao tema. A equipe de Comunicação da Prefeitura está divulgando este material informativo, muito fácil de usar: basta apontar o celular para o QRCode e escolher a rede de sua preferência.

Na City

Médico Wilson Barbosa e a namorada, advogada Fernanda Teixeira chegaram do Rio de Janeiro para passar curta temporada na cidade. Wilsinho, como é carinhosamente chamado, aproveita para curtir os pais, pecuaristas Eliezer Silva e Mercedes Lavocat, a avó Flávia, e as tias Marina e Mariane. Sejam bem vindos!

Em casa

Tudo mudou este ano..a correria, algo comum na vida de todos nós, advento do trabalho e da vida urbana, deu um breque com a pandemia, e o novo normal trouxe o confinamento, perdendo assim a sensação de liberdade, o senso temporal e a nossa rotina, e muitos precisaram de um apoio profissional. Um dos profissionais mais qualificados para dar essa assistência na saúde mental são os psicólogos. Eles têm um papel primordial, com intervenções psicológicas, para equilibrar essa nova realidade. E hoje vamos ler os relatos desses profissionais, tão importantes para o estudo do comportamento e das funções mentais.

Isabelle Lavocat, psicóloga – “De repente em um dia tudo mudou… No início achei que essa pandemia não chegaria até nós brasileiros mas num piscar de olhos chegou e mudou toda a nossa rotina. Esse tem sido um período de muita aprendizagem , sabedoria e descobertas. Veio para nos mostrar o quão frágeis somos e que da noite para o dia tudo pode mudar.

Tivemos que nos reinventar, descobrir novas maneiras de trabalhar, nos divertir e ficar perto, ainda que distante, das pessoas que amamos e queremos bem. A vida mudou e toda aquela correria do dia a dia deu espaço a um novo tempo. Tempo de desacelerar, cuidar das tarefas de casa, ajudar meu filho nas atividades escolares que se tornaram 100% virtuais e principalmente aprender a ficar em isolamento.

Hoje, aprendi a dar ainda mais valor à vida, intensifiquei , junto com meu filho,minhas orações e ao acordar a primeira coisa que fazemos é agradecer a Deus pelo ar que respiramos e adormecemos agradecendo a Deus por ter protegido a nós , nossa família e nossos amigos por mais um dia. Que possamos ter respeito e amor pelo próximo e que nosso espírito de solidariedade perdure por toda a vida e não só no período da pandemia.

Dias melhores virão !!”

Carolina Carvalho, psicóloga – “Olá, sou Carolina Carvalho, psicóloga há 18 anos, especialista em saúde mental, funcionária pública estadual e advogada há 2 anos. No início da pandemia parei tudo e me isolei totalmente, como tenho alguns probleminhas de saúde (dentre eles a fibromialgia), pais idosos e com algumas comorbidades, tivemos que nos distanciar mesmo. Para compensar a distância, começamos a fazer muitas vídeo chamadas em grupo, só nesses 4 meses foram 4 aniversários comemorados em lives com familiares e amigos. Foi daí que resolvi me reinventar e me adaptar à nossa nova realidade.

Com isso, dei continuidade aos meus atendimentos de forma on-line, principalmente com meus pacientes do SUS, pois são pessoas com baixa imunidade e fazer atendimento presencial aumentaria muito o risco de contaminação deles. Com tal prática, notei que a aceitação do atendimento on-line foi muito boa, ainda bem!

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, alguns problemas emocionais como ansiedade, síndrome do pânico e depressão vêm aumentando bastante. Por isso, oriento (e também faço) que as pessoas não se isolem totalmente, que mantenham a comunicação mesmo que virtual com familiares e amigos, que pratiquem algum tipo de atividade física, mesmo que adaptadas em suas residências, que tentem cuidar da alimentação, que aproveitem a família que está com você dividindo o mesmo lar e, principalmente, que procurem fazer algo que gostem, que seja uma higiene metal, como meditar ou cuidar de plantas.

Eu, por exemplo, aproveitei para iniciar uma pequena horta vertical na sacada do apartamento (projeto antigo e que vinha adiando há anos) e uma pequena coleção de suculentas.”

Ananda Oliveira, psicóloga – “Algumas coisas mudaram em minha rotina com a pandemia. Era habitual trabalhar em média 09 a 12 horas por dia. Atendo em duas clínicas, uma credenciada ao DETRAN e outra ofereço outros serviços, tais: Psicoterapia, Avaliação para Manuseio de Arma de fogo, avaliação psicossocial, etc. Dessa forma, sempre gostei dessa agitação e correria! No primeiro mês parei todos os atendimentos… após esse período, fui retornando aos poucos, com atendimentos virtuais. Foi um momento de pausa, me fez refletir muitas coisas no âmbito profissional e pessoal. Aproveitei para passar mais tempo com a família e para rever coisas que com a correria de trabalho havia descuidado! Hoje, percebo tudo isso, como algo bom, apesar dos grandes problemas sociais, econômicos, psicológicos que acarretou! Somos seres humanos frágeis, temos um corpo físico frágil, e não temos certeza do amanhã! Que possamos amar e ser felizes hoje!”

Fernanda Saab, psicóloga- “No começo sempre tentamos o equilíbrio, mas a vida e as circunstâncias fazem com que o “Psicologo” também chore, sofra e também tenha problemas, pois somos todos iguais. E essa situação da Pandemia que estamos vivendo, fez eu me colocar em muitas situações vivenciadas na clínica, as mudanças, percas, traumas…

Pensar em quantas vidas mudaram rapidamente e bruscamente, pessoas que precisam de acolhimento de uma palavra de conforto, um abraço, e o que era feito diariamente hoje não podemos mais. Ausência da família a rotina de trabalho, foi algo que me assustou muito. Toda mudança é sentida, então que tenhamos Fé, esperança e muito amor no coração, pensamentos positivos que tudo vai passar.”

Dicas

** Uma coisa é quase unanimidade: ninguém aguenta mais Lives.

** Com excessos em todas as esferas ( musical, coach), chegou num patamar que já saturou para a maioria das pessoas.

** Olha que bacana: Para quem gosta de praticar exercícios físicos o Boticário lançou o Cuide-se Bem Ativa.

** Bastão Antiassaduras, Creme para Pentear Anti Embaraço, com filtro UV; Desodorante em Creme com proteção por 72h; o Sabonete Líquido; Loção Hidratante e a Loção Gel Creme; e o Creme Pernas e Pés são as darlings da linha exclusiva para os amantes da prática de exercícios físicos.

*Como adquirir esses produtos?Informações em Rio Branco pelos telefones (68) 99985-1762 e 99227-2206.

*** Gente, é um calor escaldante que até mesmo quem é acreano da gema não consegue se adaptar.

**E misturado com a fumaça, só vem piorar

** Uma semana abençoada e até semana que vem .

Assuntos desta notícia