“O que era bom ficou melhor. ‘O golpe tá aí’, a festa virou confraternização. Então, começa 12h, até as 22h. Vai ter feijoada, pagode, sertanejo, arrocha e muito funk para vocês”, diz Hangell. “Pessoal, vocês não podem perder. Dia 30 agora, ‘O golpe tá aí, cai quem quer’, muita feijoada, lá no Clube dos Oficiais. Não perca, dia 30 de 12h às 22h”, finaliza Davi.
Assim que recebeu a denúncia pelas redes sociais do MP-AC, o promotor de Saúde do Acre, Gláucio Ney Shiroma, disse que fez contato com os organizadores para uma conversa ainda nessa quarta-feira (27). Segundo ele, em consenso, o grupo acabou decidindo por adiar o evento, já que não podia cancelar.
“Nós já o notificamos, conversamos ontem com ele e também com o presidente do Clube dos Oficiais e, dentro de um consenso, ele afirmou que vai adiar a festa. Disse que não tinha condições de cancelar, mas adiou sem data definida para remarcar. E aí, quando ele remarcar, nós vamos ver o cenário como vai estar para novamente deliberar a respeito. Mas, de antemão, o presidente do clube já adiantou uma pretensão e disse que vai colocar para deliberar na diretoria, que não pretende mais ceder o espaço ou alugar para festas”, afirmou o promotor.
O secretário de Segurança Pública, Paulo César, disse que deve expedir, por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública, ainda nesta quinta (28), uma orientação aos órgãos fiscalizadores para suspender a emissão de licenças para esse tipo de evento.
“Expus o posicionamento da secretaria e que, se fosse mantida a festa, a licença de segurança para realização da festa seria cassada. E ele, numa decisão acertada, depois de ouvir também o MP, resolveu suspender a atividade. De qualquer forma, vamos estar baixando hoje uma orientação aos órgãos fiscalizadores no sentido de suspender as licenças conferidas em similar condição a de ontem. É importante ressaltar que atualmente não que seja obstado, mas no formato que seria realizada a festa, não tem a mínima condição”, disse o secretário.
Covid-19 no Acre
O Acre registra um total de 47.119 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, até essa quarta (27), segundo boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Ao todo, 858 pessoas morreram em decorrência da doença.
Conforme o boletim, 164 pessoas seguem internadas. Pelo menos 39.573 já receberam alta médica da doença.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 5.267,8 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 95,9 para o mesmo grupo. Já a letalidade é de 1,8%.
Dos 75 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados, 51 estão ocupados, fazendo a taxa de ocupação na UTI subir para 68%. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 55 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 20. (G1/AC)