Friale diz que final de semana será de muita chuva e alerta autoridades

O meteorologista Davi Friale informou nesta sexta-feira (19) que a elevada umidade do ar vai continuar no Acre nos próximos dias. De acordo com o pesquisador, o tempo segue instável, com chuvas a qualquer momento. Além do Acre, essa umidade provocará chuvas em Rondônia, sul e oeste do Amazonas e no norte da Bolívia e regiões da Amazônia peruana.

“Em alguns pontos, inclusive, em Rio Branco, as chuvas poderão ser intensas, com acumulados entre 50 e 150mm. No Acre, as chuvas mais intensas ocorrerão nesta sexta-feira e, principalmente, no domingo, quando o dia já poderá começar com chuvas em Rio Branco e demais municípios do leste e do sul do estado. A principal causa de tanta chuva no próximo domingo é, além da elevada umidade do ar, a aproximação de uma fraca frente fria, que, também, deixará a temperatura agradável em Rio Branco e demais cidades”, pontua Friale.

O pesquisador, que há mais de 30 anos estuda o clima do Acre e da região amazônica, alerta para novos alagamentos em Rio Branco nos próximos dias. “As chuvas intensas que deverão ocorrer, poderão provocar sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Assim, é importante que a população e as autoridades fiquem muito atentas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos”. (O Tempo Aqui)

Assuntos desta notícia