Coluna Luiz Theodoro – 07/04/2021

O recado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se mostra cada vez mais indignado com a falta de liderança de Bolsonaro diante do caos na saúde e na economia. Em palestra a empresários, disse que precisaremos de um líder para reorganizar o País. Ao analisar o quadro da sucessão, FHC lembrou não gostar da polarização que se desenha entre Lula e Bolsonaro e voltou a insistir numa candidatura de centro. “Precisa surgir alguém que tenha coragem, conhecimento e experiência”.

Inflação

Bolsonaro não está provocando apenas o colapso na Saúde. Está desestruturando a economia, o que apavora desde os engravatados da Faria Lima aos desamparados das periferias. Em março, a alta nos preços dos combustíveis acelerou a prévia da inflação oficial, com o IPCA-15 subindo 0,93% — maior número desde 2015, no governo desastrado de Dilma. Assim, a inflação de 12 meses já está em 5,52% em 12 meses, acima do teto fixado pelo BC (5,25% ao ano). Especialistas indicam que a inflação atingirá 8% em junho. Para conter o avanço inflacionário, o BC subiu a Selic em 0,75% em março e deverá repetir a dose em maio. Campos Neto Precisa ter cuidado para não inviabilizar a retomada da economia.

Fogo amigo!

O vice-presidente Hamilton Mourão, que está às turras com Bolsonaro, anda insatisfeito com os resultados horrorosos obtidos pelo governo no combate à pandemia. O general foi incisivo: “O número de mortos pela Covid no Brasil já ultrapassou o limite do bom senso”.

O poder das micro

Em fevereiro de 2021, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 68,5% dos empregos criados no Brasil, o que corresponde a um pouco mais de 275 mil vagas, mais do que o dobro dos postos de trabalho gerados pelas empresas de médio e grande porte, que foi de 101,8 mil. Os dados constam em levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Caged do Ministério da Economia.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que esse resultado positivo vem ocorrendo há oito meses seguidos e que é mais uma prova de que os pequenos negócios são essenciais para a retomada do crescimento da economia do país e para a geração de empregos. “Esse é o 8◦ mês consecutivo que as micro e pequenas empresas puxam a geração de empregos com carteira assinada. São os pequenos negócios que sustentam a geração de empregos nos país e, por isso, é tão importante que sejam realizadas políticas públicas que amparem esse segmento”, afirma o presidente do Sebrae.

Capacitação

Com avanço da pandemia, os donos de micro e pequenas empresas do país são expostos todos os dias a novos desafios. Reinventar-se virou palavra de ordem, já é um bordão dentro do universo do empreendedorismo. Quando se fala em inovar, criar e descobrir, a busca por conhecimento é fundamental. Nesse contexto, o Sebrae tem reforçado seu papel de incentivo à educação para empreendedores e para futuros empresários. A oferta de cursos online disponibilizados pela instituição não para de crescer. Em 2020, o Sebrae atingiu o recorde de 2,5 milhões de matrículas em seus cursos à distância. São mais de 140 opções de capacitações totalmente gratuitas.


Linda de viver, Beth Passos esbanja alegria por onde passa.

Berê Oliveira com a família e o Padre Figueira na missa de domingo de Páscoa.

Pediatra Alexsandra Bragança curtindo a família  no domingo de Páscoa.

Maria Íris Moura e Graça Oliveira para coluna de quarta de verão.

Super charmosas, as damas dos anos dourados iluminam a nossa sociedade.

A beleza de Helida Hist para iluminar a coluna desta quarta-feira.

Olha que fofo o príncipe Gael Biancard na festa de Páscoa da família!

Lucia Brana com as irmãs no Rio de Janeiro.

Prefeito Tião Bocalon, vice-prefeita Marfisa Galvão e secretário municipal de Saúde, Frank Lima, na solenidade da campanha de conscientização do autismo, na segunda-feira, no hall da prefeitura.

Só com a presença dos aniversariantes do mês, foi comemorado o aniversário dos seis aniversariantes da Fundação Garibaldi Brasil, que teve dentre eles a vice-prefeita Marfiza Galvão. Parabéns!!!

Dia de festa ontem para celebrar o aniversário da minha querida irmã Clarice Theodoro. Um beijo! Te amo!!!

Assuntos desta notícia