O Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) realizou neste sábado, 21, a análise de amostras para confirmar as suspeitas do primeiro caso de variante Delta no Acre. O resultado, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), foi ‘sugestivo’ para 13 amostras, o que significa dizer que embora a análise tenha apontado para a presença da variante, a confirmação só virá com total segurança por meio do sequenciamento genético, após o envio das amostras para o Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA.
Como parte do protocolo adotado pelo Lacen, o laboratório analisou cerca de 70 amostras, incluindo do primeiro caso suspeito, de um idoso de 84 anos que está internado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) e ao menos uma pessoa que teria tido contato com ele. Outras 67 foram de amostras positivas de Covid-19 escolhidas aleatoriamente para uma investigação retrospectiva da possível circulação da Delta. Do total, 13 amostras foram ‘sugestivas’ para a variante, o que pode significar que a mutação já estava em circulação no Estado há, pelo menos, duas semanas.
Outras 27 amostras foram não sugestivas de variante Delta e 29 serão reavaliadas, de acordo com o Lacen. De acordo com a Saúde, a Vigilância Epidemiológica realiza ainda o rastreamento de pessoas que tiveram contato com àqueles cujas amostras foram ‘sugestivas’, com o objetivo de desenvolver ações mais eficazes e conter o avanço da mutação no Estado.
Delta
A mutação Delta tem se tornado predominante no mundo e já alcançou quase 100 países. A preocupação das autoridades se dá porque a Delta é apontada como mais transmissível, se comparada à versão clássica do coronavírus.
Vacinação
O Acre é um dos Estados que mais vacinou a população com a primeira dose de vacinas contra Covid-19. Até o momento, foram aplicadas 620.392 doses de vacinas, sendo 438.537 primeiras doses e 181.855 segundas doses ou vacina de dose única, conforme dados do Ministério da Saúde.
Desde a última semana, todos os 22 municípios acreanos já estão imunizando pessoas a partir de 12 anos. Na capital, já são 294.513 doses aplicadas, e Cruzeiro do Sul figura como a segunda cidade que mais aplicou vacinas, totalizando 79.411.
Leia também: Peru e Bolívia têm aumento de casos da variante Lambda e acendem alerta para o Acre