Uma análise para verificar possíveis irregularidades nos combustíveis vendidos em Rio Branco e na cidade de Senador Guiomard será feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo Procon. A etapa da coleta de amostras, em 33 postos de gasolina, começou na última segunda-feira e é finalizada nesta quinta, 5.
O objetivo é verificar a qualidade da composição dos combustíveis, detectando fatores como a quantidade de álcool (existe um valor padrão) e adulteração da gasolina, diesel e álcool vendidos.
A fiscalização é uma demanda da ANP e deve aprofundar as análises no Estado. “A gente já faz essa análise em loco, mas fica mais superficial. Essa análise é mais elevada. O que a gente não consegue detectar em loco essa análise vai conseguir fazer”, explica o chefe de fiscalização do Procon/Acre, Rommel Queiroz.
O material coletado pelos agentes técnicos devem passar por uma análise laboratorial na ANP em Brasília, e a previsão é que os resultados sejam divulgados em até 30 dias. Após este período, o mesmo trabalho deve ser feito nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Xapuri. Uma terceira etapa atendendo outras cidades também deve ocorrer.
Leia também: Petrobras anuncia aumento na gasolina, no diesel e no gás de cozinha