Pular para o conteúdo
'Caixa-preta'

CPI do Transporte Coletivo obtém nove assinaturas e deve ser instalada em Rio Branco

Vereadora Michele Melo foi a responsável por conseguir as assinaturas. Objetivo é abrir a tão falada "caixa-preta" do transporte coletivo da Capital

A vereadora Michelle Melo (PDT) protocolou, nesta quinta-feira, 19, na Câmara de Rio Branco, o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo da capital.

Eram necessárias seis assinaturas para abertura da CPI, mas a vereadora conseguiu nove assinaturas. Assinaram abertura da CPI os vereadores: Emerson Jarude (MDB) Adailton Cruz (PSB), Ismael Machado (PSDB), Fábio Araújo (PDT), Lene Petecão (PSD), Joaquim Florêncio (PDT), Francisco Piaba (DEM), Hildegard Pascoal (PSL) e Michelle Melo (PDT).

Tião Bocalom, que prometeu abrir a caixa preta dos transportes públicos, até o momento não fez, com isso, o objetivo é finalmente abrir a tão propalada “caixa-preta” do transporte coletivo.

A vereadora destacou que a abertura da CPI ocorre em razão das elevadas tarifas e os custos dos transportes coletivos urbanos; a condução do contrato de concessão com as atuais empresas prestadoras; a legalidade e eficácia dos atos de definições tarifárias e dos subsídios públicos (tributos e tarifários) as empresas detentoras da respectiva concessão; a diminuição da frota de ônibus sem explicações concretas, causando prejuízos aos usuários; o cenário precário dos trabalhadores do transporte público, salários atrasados, encargos sonegados e a promiscuidade das empresas com os mesmos.

“Espero transparência, de uma vez por todas, para entender os bastidores do transporte público e, a partir daí, encontrar soluções para os usuários do transporte público e para os trabalhadores que sofrem com salários atrasados. Desejo lançar luz sobre o assunto e finalmente traçar o caminho para o transporte público de qualidade para a população de Rio Branco”, destacou ela.

Nove vereadores assinaram pela abertura da CPI do Transporte Coletivo, na Capital