Pular para o conteúdo
Nesta quinta

Cruzeiro do Sul antecipa aplicação de segunda dose da Pfizer para 21 dias

O município anunciou que ofertará as segundas doses nesta quinta-feira, 5, na Escola Craveiro Costa e Escola Dom Henrique Ruth

Mais de 6 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 poderão tomar a segunda dose em Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira, 5, após o município anunciar a antecipação da segunda dose para quem tomou a primeira há pelo menos 21 dias.

A decisão foi tomada após a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) emitir uma nota permitindo que os municípios que tenham estoque disponível antecipem a segunda dose para as pessoas que tenham interesse e que tenham sido vacinadas nos meses de referência maio e junho de 2021.

Na ação, a Secretaria Municipal de Cruzeiro do Sul anunciou que ofertará as segundas doses nesta quinta-feira, 5, na Escola Craveiro Costa e Escola Dom Henrique Ruth. Para completar o esquema vacinal, é preciso se dirigir a um dos dois pontos indicados – entre 14h e 18h – munido de documento oficial com foto e carteira de vacinação.

Inicialmente, o Ministério da Saúde recomendava que a vacina da Pfizer fosse administrada em um intervalo de 12 semanas, ou seja, três meses. Em nota técnica, o governo federal chegou a afirmar que o intervalo maior foi adotado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses, no entanto, voltou atrás após o avanço do plano de vacinação, passando a levar em conta, portanto, o prazo indicado na bula do imunizante.

card, vacinação, prefeitura, cruzeiro do sul

Leia também: Cruzeiro do Sul imuniza quase 6 mil adolescentes durante TikTok da vacinação