Pular para o conteúdo
Queimadas urbanas

Fogo consome área de vegetação em loteamento próximo ao Parque Zoobotânico da Ufac

Fogo começou no sábado e continua, na manhã deste domingo

Equipes da fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Corpo de Bombeiros trabalham, desde sábado, 28, para conter as queimadas, que se alastram em uma área do Loteamento Hárpia, em frente ao Parque Zoobotânico da Ufac.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Normando Sales, a situação ainda não é segura, na manhã deste domingo, uma vez que o vento tem contribuído para propagar o fogo no entorno da região.

“Desde ontem, a cidade praticamente inteira estava em chamas, não é neologismo, não é exagero. Mas o maior sinistro ocorre nessa área, em frente ao Parque Zoobotânico, passando do condomínio da Chácara Ipê, chegando quase no Universitário. E ainda está pegando fogo”, informou o secretário, preocupado.

Como o incêndio ocorre do outro lado da pista, ainda não há, até o momento, foco de fogo no Parque Zoobotânico, destacou Sales.

O secretário de Meio Ambiente diz que a sensação é de “impotência” e chama atenção para a necessidade de um trabalho de conscientização da população.

“Precisa ser feito um trabalho pra gente mudar esse conceito na cidade de Rio Branco porque quase tudo ocorre em área de especulação imobiliária e loteamento clandestino”.