Pular para o conteúdo
Gente do Acre

“Pessoas se conectam com pessoas!”, Mariana Tavares fala sobre marca pessoal e autenticidade

Veja como Mariana Tavares se reinventa e ajuda outras pessoas a trabalharem a imagem pessoal como marca, nas redes sociais

Mariana começou em agência de publicidade, passou pela TV e hoje foca em branding e marcas pessoais. (Foto: Arquivo pessoal)

A pandemia reforçou ainda mais a necessidade de estarmos atentos e presentes nas redes sociais, mas, como fazer isso de forma autêntica? Carismática e articulada, a publicitária Mariana Tavares supera, diariamente, esse desafio com maestria, e transformou o talento nato em business. Atualmente, ela ajuda outras pessoas a construírem a própria marca pessoal no mundo online.

Acreana de coração (nasceu em Goiânia e veio para o Acre com quatro anos), Mariana é o próprio exemplo da versatilidade e da reinvenção pessoal. Ela quase se formou em Direito, mas diz que se encontrou na Comunicação, quando começou a trabalhar em uma agência de publicidade em Rio Branco, com foco no audiovisual.

A experiência e a naturalidade em frente às câmeras a levaram para a TV, área na qual passou por apresentação de telejornal (TV Rio Branco) e programas de variedades (Rede Amazônica e TV Gazeta). Durante esse percurso, acrescente três gestações e um forte trabalho paralelo nas redes sociais. E isso é só um breve resumo do pano de fundo dessa trajetória, que hoje está focada neste último elemento, o amplo, acelerado e competitivo universo da internet. (Obs: Se você acredita em astrologia, o Sol em Sagitário ajuda a explicar).

Apaixonada pelo marketing digital, ela mesma virou instrumento para testar técnicas e métodos estudados em cursos. “As pessoas me conheciam pela TV, mas sempre estive em paralelo no digital. Eu mostrava os bastidores e já usava (as redes) com criação de conteúdo. De repente, saio da TV e como me apresentar como uma profissional que trabalha marcas pessoal e empresarial? Foi um reposicionamento, tudo demanda tempo, você vai contando sua história, eu contei minha história com a TV e depois fui contando meu novo trabalho”, avalia Mariana.

Mariana produziu o Glow Trends, primeiro evento no Acre sobre Trend Hunter – Antecipação de tendências. (Foto: arquivo pessoal)

Ao começar a trabalhar com o branding (posicionamento e valores de uma marca), a publicitária foi apostando, cada vez mais, no branding pessoal, ou seja, na ideia de que toda pessoa pode se comunicar e se apresentar como uma “marca”, com valores e propósitos, em suas redes sociais. Responsável pela criação do nome, logomarca e identidade visual de empresas como o restaurante Deck, hoje ela foca em mentorias pessoais e já adianta que a dica principal é ter autenticidade. “A regra é não ter regra”, ensina.

“Vemos pessoas dando certo pelo o que elas são. Não adianta chegar dizendo para a pessoa mudar. É importante você ser autêntico, mas você pode se modelar, pegando pessoas que inspiram”, explica.

Uma forma de ser autêntico é trazer sua realidade para as redes. Na vida de Mariana, um elemento que poderia “quebrar” toda a imagem profissional que ela apresentava foi, na verdade, um dos pontos que hoje a destacam e fazem parte da sua marca pessoal: a maternidade.

“Quando nasce um filho, nasce um coque…

As gestações de Mariana foram se misturando com o trabalho na TV. (Foto: arquivo pessoal)

Stories com crianças brincando ou brigando, conteúdo de mentoria digital, dicas de moda e de cuidados de casa… Citando assim, pode até parecer que as redes de Mariana não têm foco algum. Mas, basta acompanhá-la por um curto período, pra entender que, pelo contrário, tudo faz sentido, justamente porque é vida real, no cotidiano dela ou na “marca” Mariana Tavares.

“(Nas minhas redes) Tem muito filho, tem muito cachorro também, você tem que mostrar sua vida. As pessoas se conectam com pessoas! Se você vai escolher um profissional, você quer saber um pouquinho mais daquela pessoa, e a gente se identifica com isso”, comenta.

“As marcas contam histórias”, diz Mariana. (Foto: Arquivo pessoal)

Além da autenticidade, a maternidade ajudou Mariana a abrir mão de certas vaidades que possuía, antes de se tornar mãe de Lorenzo, Isabella e Enrico. “Desprendimento total! Já disse que, quando nasce um filho, nasce um coque! É a mais pura verdade, (já deixo) sapatilha no carro para trocar o salto… É libertador, a gente tem tanto filtro no Instagram, nem me maquio mais, taco o filtro e tá tudo certo. Propaganda enganosa!”, brinca a mãezona.

Dessa forma, a publicitária colocou em prática mais um de seus ensinamentos: a importância da imagem que, no seu caso, aceita não apenas a Mariana profissional (sempre bem arrumada e disposta), mas também a Mariana mãe (cansada, após um dia inteiro cuidando das crianças). Ela explica que não tem a ver com beleza física, mas com que mensagem você quer passar; o que você quer dizer, a partir da forma que você se apresenta.

“Eu tive várias Marianas, mudei cor de cabelo, comprimento, estilo de roupa…Tem uma essência, mas o estilo a gente vai mudando, de acordo com onde a gente está e o que a gente quer passar”, explica.

Iniciativa inovadora da publicitária, Prêmio Glow premiou os produtores de conteúdo digital no Acre.

Quer saber mais dicas sobre marca pessoal, marketing digital, reposicionamento de marca e branding? Então confira a entrevista completa com a Mariana e algumas dicas valiosas e essenciais, para começar a trabalhar o seu perfil nas redes.