O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) denunciou que o Hospital Epaminondas Jacome, em Xapuri, foi invadido por criminosos na madrugada do último domingo, 8. Os bandidos, que seriam membros de um facção criminosa, tentaram impedir o tratamento médico de uma vítima de agressão, e teriam agredido dois servidores com pauladas.
“Toda situação está sendo avaliada pelo nosso jurídico pra decidirmos qual o melhor encaminhamento mas, agora, queremos dar um basta. Isso não pode mais ocorrer! Exigimos segurança em todas as unidades de saúde e a reativação de postos policiais dentro dos hospitais”, afirmou o presidente do Sindmed/AC, Guilherme Pulici.
O caso
Segundo informado pelo Sindmed, o caso teria começado quando o Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi socorrer uma vítima mas, ao chegarem ao hospital, dois homens entraram na viatura para tentar impedir o atendimento e ameaçaram os servidores, afirmando que ateariam fogo no veículo do Samu.
Os criminosos saíram do local, mas voltaram com mais três comparsas em seguida, invadiram o hospital e ameaçaram pacientes e servidores, agredindo trabalhadores. Eles ainda arremessaram uma bicicleta contra as pessoas.
A Polícia Militar foi chamada e, ainda de acordo com o Sindmed, ficou no local por pouco tempo. O sindicato alega que coletou todas as provas para a responsabilização dos gestores, pois há anos a entidade vem alertando sobre a falta de segurança.
A reportagem do site A Gazeta do Acre procurou a Secretaria de Saúde do Estado e aguarda um posicionamento da gestão em relação ao caso.