X

Acre confirma seis casos da variante Delta da Covid-19

Dezesseis dias após o envio das amostras “sugestivas” da variante Delta, em pacientes do Acre, para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) confirmou nesta sexta-feira, 10, que seis casos foram confirmados para a variante.

Em nota, o governo informou que dos seis resultados, dois são de pessoas que vieram do Rio Janeiro e estavam em visita ao estado, já os demais são moradores de Rio Branco.

A mutação Delta é apontada como mais transmissível que a versão clássica do coronavírus e tem se tornado predominante no mundo. O indicativo da presença da variante no Acre foi feito após a notificação do primeiro caso suspeito no dia 19 de agosto e, no dia 21 de agosto, o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) detectou 13 casos “sugestivos” da variante, número que aumentou para 15 no dia 23, após reavaliação de 29 amostras cujo resultado anterior havia sido inconclusivo.

Confira a nota do governo na íntegra:

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informa que recebeu nesta sexta-feira, 10, do Instituto Evandro Chagas, com sede em Belém (PA), o resultado dos exames dos 15 casos supostos de Covid-19 da linhagem Delta, no Acre.

O resultado das análises para sequenciamento genético da variante apontam seis resultados positivos, sendo que dois deles são de pessoas que vieram do Rio Janeiro e estavam em visita ao estado. Os demais são moradores de Rio Branco.

O governo informa, ainda, que o sistema de Saúde Pública do Estado está devidamente estruturado para atender todos os pacientes que deem entrada nas unidades com sintomas de Covid-19.

José Gabriel de Souza Mesquita
Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre

Janaína Mazaro
Gerente de Assistência do Laboratório Central (Lacen)

Leia também: Mais de 250 mil pessoas devem tomar segunda dose contra covid-19 no Acre e governo faz apelo à população

Categories: Geral NOTÍCIAS
Agnes Cavalcante: