Pular para o conteúdo
reforço

Acre recebe novo lote de vacinas Pfizer nesta quarta-feira

Um novo lote com 1.170 doses de vacinas da fabricante Pfizer deve chegar ao Acre na tarde desta quarta-feira, 15.

Atualmente, de acordo com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), o estoque de vacinas no Acre conta com 48 mil doses da vacina Pfizer, 22 mil doses da Coronavac/Butantan e outras 3 mil doses da vacina Astrezeneca/Fiocruz.

O Acre é um dos Estados onde a vacinação mais avançou, proporcionalmente. No entanto, quase 98 mil pessoas com idade acima de 12 anos ainda não receberam sequer a primeira dose da vacina. Por isso, as autoridades em saúde continuam reforçando o apelo para que as pessoas procurem um ponto de vacinação o quanto antes, especialmente aqueles que já tomaram a primeira dose, mas não retornaram para a segunda.

De acordo com Renata Quiles, coordenadora estadual do PNI, a segunda dose da vacina é importante para garantir a imunização completa. “Uma pessoa com apenas uma dose da vacina não está imunizada e, também, as pessoas que têm apenas uma dose das vacinas apresentam risco altíssimo de ser laboratórios para novas variantes”, destacou.

Onde se vacinar?

Nesta quarta-feira, 15, equipes de saúde de Rio Branco seguem atendendo a população com a vacina contra a Covid-19, em 13 pontos da Capital. O atendimento é das 8h às 16h. Serão aplicadas a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais e que tenham tomado a 2ª dose há seis meses. Também serão atendidos com a dose de reforço os imunossuprimidos – ou seja, pessoas com baixa imunidade – que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 28 dias.

É necessário levar RG, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF. Em outros sete pontos de imunização serão atendidos o público acima dos 12 anos que ainda não tomou a primeira dose da vacina. Os adolescentes precisam ir acompanhados dos pais ou responsável e levar RG ou CPF e cartão do SUS. Os demais precisam levar a carteira de vacinação e RG.

Confira os pontos de vacinação:

Dose de reforço em idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos:

URAPs Eduardo Assmar, Vila Ivonete, Roney Meireles, Hidalgo de Lima, Maria Barroso, Rozangela Pimentel, e também na Urap Ary Rodrigues.

1ª e 2ª dose da Pfizer e a antecipação para quem tomou a primeira dose a 60 dias ou mais:

URAPs Eduardo Assmar, Vila Ivonete, Roney Meireles, Hidalgo de Lima, Maria Barroso, Rozangela Pimentel, e Ary Rodrigues.

Antecipação da 2ª dose da AstraZeneca:

URAPs Cláudia Vitorino, São Francisco, Valdeiza Valdez, Bacurau, Policlínica Barral y Barral, e o Drive-thru em frente ao 7º BEC.

2ª dose da CoronaVac:

Apenas no drive-thru em frente ao 7º BEC.

Leia também: Mutirão de vacinação é realizado na Unimeta