Pular para o conteúdo
Semana Nacional de Trânsito

Acre registra mais de 2,2 mil acidentes de trânsito, de janeiro a agosto deste ano

Somente em julho, foram 70 vítimas atendidas no PS da Capital. Carreata marca a abertura da Semana Nacional do Trânsito 2021 do Detran/AC, neste sábado

Semana Nacional de Trânsito (SNT) é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro

Em julho deste ano, cerca de 70 vítimas de acidente de trânsito precisaram ser levadas e atendidas em leitos do Pronto Socorro de Rio Branco, no Acre. Para cada leito de UTI ocupado por essas pessoas, o gasto é de, em média, 14 mil reais por mês, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

De janeiro a agosto de 2021, foram registrados 2.263 acidentes de trânsito no estado do Acre, número menor do que o registrado no mesmo período no ano passado, que foi de 2285. Porém, preocupante se considerarmos que a pandemia e o isolamento social afetaram o fluxo no trânsito, nos primeiros meses deste ano.

Os dados são da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal da Polícia Militar (ASSEIAC/PMAC) e apontam também para uma redução de vítimas fatais em acidente de trânsito.  De janeiro a agosto, ocorreram 28 mortes, já em 2020, foram 39 notificações, o que representa uma redução de 31,6% .

Com o objetivo de conscientizar todos os atores envolvidos no trânsito, na tentativa de diminuir o número de acidentes, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro e no Acre começou com uma carreata saindo da Arena da Floresta.

A ideia é incentivar o cidadão a adotar um comportamento preventivo no trânsito, respeitando as regras de circulação. O órgão vai realizar palestras, cicleatas, blitz educativas e orientações em escolas durante toda a semana.

Confira a programação completa:

O Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realiza nesta segunda-feira, 20, solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021. Autoridades, funcionários e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao trânsito estarão presentes.

A cerimônia será realizada no Auditório da OAB, com inicio às 8h. O evento conta com apresentação de esquete teatral e palestras voltadas para o tema.

18/09/2020 (Sábado), 8 horas – Carreata em parceria com as Autoescolas (saída do Arena da Floresta);

19/09/2020 (Domingo), 8 horas – Cicleata (saída do Lago do Amor);

20/09/2020 (Segunda-feira), 8 horas – Solenidade de abertura da SNT, com autoridades e apresentação de esquete teatral e palestras voltadas para o tema (Auditório da OAB);

21/09/2020 (Terça-feira), 8 horas – Atividade da Educação de Trânsito em Sena Madureira: teatro nas escolas, blitz educativa nas vias principais.

Blitz Educativa na capital no Semáforo da Agroboi na Avenida Ceará.

22/09/2020 (Quarta-feira), 8 horas – Atendimento da Educação de Trânsito em Sena Madureira, levando teatro nas escolas e blitz educativa nas vias principais;

Blitz Educativa na capital (Semáforo Avenida Antônio da Rocha Viana X Dias Martins).

23/09/2020 (Quinta-feira), 8 horas – Escola Unidunitê e Instituto Águias do Saber (teatro infantil);

Blitz educativa (Semáforo da Avenida Getúlio Vargas, em frente a Biblioteca Pública).

24/09/2020 (Sexta-feira), 8 horas – Escola Águias do Saber e Escola SESC (teatro infantil).

25/09/2020 (Sábado), 8 horas – Encerramento com uma Motocicleata até a Arena da Floresta.