Será realizado neste domingo, 17, o concurso público para provimento de cargos da carreira de técnico-administrativo em Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac). O exame é promovido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).
A prova será aplicada em três locais diferentes, Ufac, Instituto Federal do Acre (Ifac) e Uninorte, e terá duração de quatro horas, conforme descrito no edital. Os portões serão abertos às 6h40 e fechados às 7h40 e o gabarito preliminar estará disponível no dia 20 deste mês, no site da instituição. São 5.525 candidatos concorrendo a seis vagas, distribuídas entre os níveis superior e médio.
O concurso, regido pelo edital datado do fim de 2019, foi suspenso devido à pandemia e retomado neste ano com restrições, mesmo com a mudança para a bandeira verde. Uma situação nova para os candidatos é que o descumprimento das orientações sanitárias implicará na eliminação do concurso. O uso de máscara será imprescindível e não haverá qualquer possibilidade de lanches durante a prova, como em edições anteriores, sendo possível apenas a hidratação dos candidatos.
Para a presidente da comissão responsável pelo certame, Ângela Poças, mesmo com a retomada do concurso, a pandemia exigiu alterações determinantes na aplicação das provas. “A pandemia determinou algumas mudanças, inclusive a forma como se realizam os concursos. O que antes era aceitável, hoje já não cabe mais em ambientes compartilhados, como uma sala com aplicação de provas de concursos públicos. Tudo tem que ser pensado conforme as orientações de controle sanitário e proteção do candidato”, disse.