29 de janeiro de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

29 de janeiro de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Brincadeiras de Criança!

paula por paula
08/10/2021
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

O filósofo e teólogo Rubem Alves (1933-2014) dizia que as crianças ignoram os relógios. Os relógios têm a função de submeter o tempo do corpo ao tempo da máquina. Mas, as crianças só reconhecem os seus próprios corpos como marcadores do seu tempo. Se as crianças usam relógios, elas usam como se fossem brinquedos.

Essa reflexão “filosófica” de Rubem Alves  mostra a subjetividade da criança enquanto criança. O objeto para ela é só um brinquedo. Mas, isso era antigamente, Mestre Assis! De fato, antigamente, no tempo em que menino era menino, e menina era menina, as brincadeiras de criança, dentre tantas, eram “pular corda”; “pira bola”; “barra bandeira” que envolviam meninos e meninas. Contudo, havia brincadeiras de exclusividades do menino (jogar futebol) e da exclusividade das meninas (brincar de roda, e de boneca). De um lado o clube do Bolinha, do outro, o da Luluzinha. Essas brincadeiras, no máximo deixavam, não raras vezes, escoriações ou luxações no corpo dos infantes, mas nada que não fosse sarado com o bom “mercúrio cromo” e/ou “sebo de Holanda” também chamado de “sebo de carneiro”.

E hoje? Bem ou mal, hoje quase 90% das crianças e adolescentes possuem um potente celular, que vai dos 16 Gb (Giga bytes) ao potentíssimo 256 Gb,  através do qual o mundo infantil tem acesso aos  fantásticos jogos virtuais. Estão “ligadaços” a uma rede mundial de informação.  São milhões de crianças usuárias da internet.

Em pesquisa sobre o assunto, se constata que é nas classes econômicas mais altas a maior  proporção de crianças que acessam a internet.  Já nas classes socialmente menos favorecidas, a incidência é menor, no entanto pela falta de estrutura familiar a desgraça, quando acontece, é maior.

Os pais de família, com a vida social melhor organizada, quase num patrulhamento, vivem a  indicar para os filhos os portais seguros, ativam filtros de controle de conteúdo e colocam limites para a exposição das crianças a todo tipo de mídia, incluindo games e televisão. Os pais sabem que celulares mal usados, pelas crianças, pode levá-las a um mundo de ilusões e trazer grande sofrimento ao corpo e a alma dessas vidas ainda em formação. Pode destruí-las moral e psicologicamente. Neste caso não há “mercúrio cromo” e “sebo de carneiro” que cure!

Menos mal, que há pessoas, a exemplo da cientista americana e engenheira de dados, Frances Haugen,  que nesta semana, revelou que os aplicativos de comunicação instantâneos, são um veneno para crianças e adolescentes. Especificamente, no caso do Facebook, Instagram, etc., porque os lucros estão acima da segurança dos usuários e do público em geral.

Mesmo considerando que a internet, presente no dia a dia das crianças e adolescentes,  traz benefícios para o desenvolvimento educacional dos jovens, fato comprovado em tempos de pandemia com a aprovação do ensino remoto, o alerta da cientista Frances Haugen, surge em hora oportuna.

Mesmo num mundo, de novos valores, em que parece que a criança não é mais criança, deixo aqui os meus votos sinceros, ou sinceros votos, de que as crianças, as de hoje e as de amanha, continuem tendo o direito de ser criança!

 

*HUMANISTA. E-mail: [email protected]

“Os pais sabem que celulares mal usados, pelas crianças, pode levá-las a um mundo de ilusões e trazer grande sofrimento ao corpo e a alma. Pode destruí-las moral e psicologicamente.”

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
ADVERTISEMENT
Anterior

‘Vacina do Bem’ promoverá multivacinação neste sábado, na Arena da Floresta

Next Post

Curioso sobre seus vizinhos? Conheça o novo filme da Amazon e outras dicas do streaming

Mais Notícias

Geral

‘Basta de piada machista’, diz Jéssica Ingrede sobre comentários misóginos de internauta

Imagem meramente ilustrativa
6º destaque

Pesquisadores da Ufac descobrem nova espécie de maracujá no no Lago do Amapá

Geral

‘Direito de existir’, diz mulher trans que luta na Justiça para realizar cirurgias transsexualizadoras

Nova unidade frigorífica está localizada no município de Senador Guiomard Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
Geral

Oportunidade: novo frigorífico de Senador Guiomard vai gerar 400 empregos diretos

Geral

Supermercados de Rio Branco antecipam Páscoa e já oferecem ovos de chocolate

Geral

Saúde anuncia pagamento de quase 5 milhões em salário de servidores e plantões extras

Mais notícias
Next Post
the voyeurs

Curioso sobre seus vizinhos? Conheça o novo filme da Amazon e outras dicas do streaming

Inflação em Rio Branco ultrapassa a média do país em setembro, aponta IBGE

ADVERTISEMENT
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre