Pular para o conteúdo
em brasilia

Salão do Artesanato é aposta dos artesãos acreanos para retomada econômica do setor

A feira marca a retomada das atividades comerciais pós-pandemia

Onze artesãos e um mestre artesão são os representantes do Acre no 14° Salão do Artesanato, evento que ocorre até o dia 31 de outubro na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília.

A feira marca a retomada das atividades comerciais pós-pandemia. O artesanato acreano é sempre destaque e um dos que mais vende durante os eventos. A expectativa dos artesãos é muito grande.

“A feira começou muito boa. Tivemos a participação de muitos lojistas que já compraram bastante. A expectativa é que a gente fature em torno de 60 mil reais até o final da feira”, declara Ednilton Costa, representante comercial da Empresa Marchetaria do Acre.

Inclusive, o mestre artesão Maqueson Pereira ocupa lugar de destaque na Praça dos Mestres, onde mostra o processo de confecção de marchetaria.

A artesã Marcia Lima, que produz biojoias em sementes, explica que a expectativa de rever clientes e fazer novas vendas é muito grande. “Estamos na feira mostrando nosso artesanato, nossos valores culturais e levando reconhecimento e recurso financeiro para nossas famílias”.

Feira marca a retomada dos eventos de artesanato pós-pandemia (Foto: cedida)

O secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa, garante que a participação dos artesãos nessa feira faz parte do compromisso do governador Gladson Cameli com a retomada econômica e com a valorização do trabalho e cultura do povo acreano.

“É uma satisfação imensa estar na feira. Os artesãos que aqui estão representam o nosso estado, nossas riquezas e cultura. Além disso, o dinheiro das vendas daqui vai direto para as mãos destas famílias e de outras que ficaram no Acre e mandaram seus produtos. Estamos falando num volume de vendas próximo de meio milhão de reais ”, pontua o secretário.

A coordenadora do artesanato da Seet, Suelany Paiva, comenta que essas feiras nacionais trazem reconhecimento, visibilidade e vendas para o artesanato do estado.

No estande do Acre, é possível encontrar as famosas sapatilhas de látex, marchetaria, artesanato indígena, biojoias, cestarias, dentre outros.