Pular para o conteúdo
Arte & Cultura

Calenarte: exposição artística coletiva promovida pelo Sesc é aberta ao público

Reunindo obras dos artistas Giulia Anastácio, Luís Eduardo e Nassàra Pires, a mostra vai até o dia 22 de dezembro

O Serviço Social do Comércio (Sesc-AC), por meio do projeto Calenarte, realiza a Exposição Coletiva de Artes por Giulia Anastácio, Luís Eduardo e Nassàra Pires, em Rio Branco. Com início no dia 24 de novembro, a exposição ficará disponível para visitação do público até o dia 22 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Sesc Centro. As obras buscam mostrar para a sociedade o despertar da cultura em diferentes linguagens.

O objetivo da mostra, que divide as obras em três exposições e seus respectivos autores, é mostrar o processo criativo de um artista e apresentar ao público ilustrações da diversidade humana, expondo as diferentes culturas, raças e condições físicas, retratando emoções e sentimentos e o equilíbrio da justiça com a arte. Os assuntos abordados são igualdade, por Giulia Anastácio, amor em aquarela, por Luís Eduardo e justiça, por Nassàra Pires. 

O projeto Calenarte, do Sesc, consiste em circuitos de exposições de artes visuais produzidas por artistas locais e regionais, e prevê a realização de exposições de arte, performances, intervenções e instalações, com o objetivo de fomentar o fazer artístico, valorizar os artistas e suas diferentes técnicas e formas de expressão, despertando a sensibilidade e ampliando o olhar dos espectadores.

Para o artista Luís Eduardo, um dos expositores, projetos como este do Sesc possibilitam a integração entre artistas. “É uma experiência ímpar expor com outras duas artistas que falam uma linguagem parecida, mas com técnicas diferentes. A exposição se encaixa e as obras se casam muito bem ao vermos a concepção geral. Quando nos deparamos com um projeto como o Calenarte, dando oportunidade para artistas exporem seu trabalho, o sentimento é de muita felicidade e gratidão”, expressou ele.

Serviços

Projeto: Exposição Coletiva de Artes por Giulia Anastácio, Luís Eduardo e Nassàra Pires

Artistas: Giulia Anastácio, Luís Eduardo Ferreira e Nassàra Pires

Período de exposição: 24 de novembro a 22 de dezembro de 2021

Local: Sesc Centro

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Agendamentos: (68) 3302-1053

Sobre os artistas e suas exposições

Giulia Anastácio é licenciada em Artes Visuais pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Foi aluna do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), onde estudou pintura, e também frequentou cursos livres de Graffiti e Xilogravura. Atualmente atua na área de ilustração e pintura com aquarela e é professora de desenho na escola Maple Bear. Diversiarte nos convida a contemplar a sutileza de algumas obras dedicadas aos mais diversos tipos de pessoas, buscando desmistificar padrões enraizados, de forma que tenhamos uma sociedade justa e igualitária, onde não há preconceitos e discriminações.

Luís Eduardo Ferreira é formando em Psicologia e artista plástico autodidata. Foi autor da primeira exposição com braile e obras texturizadas no Acre, que garantiu o acesso de deficientes visuais a uma exposição artística, e atualmente é articulador da Câmara Temática de Artes Visuais de Rio Branco. Em Amor e Aquarelas, o público participante passa a conhecer melhor o processo criativo de um artista, percebendo o espaço à sua volta, o outro e a si mesmo. Uma experiência intimista onde o participante pode ter acesso ao processo criativo e a obras inéditas.

Nassàra Pires é servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, artista plástica e poetisa. Acredita na arte como instrumento de transformação social, como meio de educação e como forma de expressão de tudo aquilo que não se pode traduzir em palavras. Justiça em Cores tem o objetivo de aproximar as pessoas ao universo da justiça, utilizando a arte como instrumento. A justiça está em todas as cores, que harmonizadas sempre revelam a luz.