Pular para o conteúdo
Boa notícia

Com baixa de casos de Covid-19, UTIs no Into seguem vazias há cinco dias

Há cinco dias, a unidade não registra internações em enfermaria ou nas UTIs

Maior referência do Acre no auge da pandemia de covid-19, há mais de uma semana que o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, vem registrando baixa nas internações, tanto de enfermaria quanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Pelo quinto dia seguido, a unidade não registrou internações em enfermaria ou UTI.

A responsável pelo levantamento das ocupações dos leitos no estado, Nadine Lopes, acredita que esse é um momento de vitória. “Após passarmos por momentos difíceis relacionados a leitos de internações de Covid-19, filas de espera, abertura de novos leitos e remanejamento de pacientes para outros municípios e estados. Nós, profissionais da saúde, nos sentimos vitoriosos em podermos ver hoje os leitos vazios”, comemora Nadine Lopes.

Ela atribui a baixa no volume de internações ao empenho do governo do Acre em imunizar a população: “Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos, essa é a primeira vez que nós mantemos alguns dias sem pacientes internados na capital. Lembrando que essa luta ainda não acabou, reforçamos a importância da vacinação e a continuação das medidas preventivas”.

Para que as unidades continuem a registrar poucos casos da doença, a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, faz um apelo à população: “Precisamos que a população se vacine contra a Covid-19. O governador Gladson Cameli não mede esforços para garantir que as pessoas tenham o melhor atendimento, mas precisamos lutar juntos, com o mesmo objetivo que é vencer a Covid-19”.

Leia também: Comitê coloca todas as regionais do Acre na bandeira amarela