Pular para o conteúdo
risco de morrer

Idoso com aneurisma de aorta abdominal é resgatado por helicóptero em Sena Madureira

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência fez o transporte do paciente com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas; ele deve chegar a Rio Branco nos próximos minutos onde receberá atendimento médico especializado

Paciente foi transladado para a capital onde irá receber atendimento médico especializado (Foto: Cedida)

Um homem de 71 anos foi resgatado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Centro Integrado de Operações Aéreas na tarde desta segunda-feira, 22, com apoio do Helicópero Harpia 03, após dar entrada no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, com fortes dores abdominais.

De acordo com o diretor-geral do Samu, doutor Pedro Pascoal, o idoso foi diagnosticado imediatamente pela equipe do hospital com um quadro de aneurisma de aorta abdominal.

“É um quadro com risco iminente de vida que, se fosse transportado via terrestre aumentava o risco de sangramento e consequente morte imediata desse paciente, então foi esperado que o tempo tivesse condições meteorológicas para transporte e enviada a equipe de prontidão para resgate. A equipe está finalizando a estabilização do paciente e em cerca de 40 minutos deve chegar a Rio Branco”, relatou o médico, ressaltando que a equipe do Samu está preparada para os atendimentos, faça chuva ou sol.

O paciente chegou a capital por volta das 16h15 e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco para realização dos devidos procedimentos.

Veja o vídeo: