Pular para o conteúdo
EXAME

Pouca movimentação marca o primeiro dia do Enem na capital acreana

No Estado, o percentual de inscritos este ano é bem menor do que o de 2020, que teve mais de 41 mil inscrições

Um primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, tranquilo, sem muita correria e nem confusão em Rio Branco. Neste domingo, 21, mais de 18,3 mil candidatos devem ser avaliados no Acre. No Estado, o  percentual de inscritos este ano é bem menor do que o de 2020, que teve um total de 41.841 inscrições.

Na Escola Estadual Armando Nogueira, na Avenida Ceará, dos 230 candidatos inscritos, mais da metade deixou de comparecer ao Exame. “A movimentação está muita calma nos corredores da instituição. Tem salas com apenas 10 estudantes. Tudo ocorreu de forma calma e ordenada”, salientou um dos fiscais.

A estudante Dálete Silva de Souza, de 20 anos, disse que passou em Engenharia Civil no ano passado, porém não era o curso que queria. “Vou tentar pela segunda vez. Espero que agora consiga a classificação para fazer Medicina. Não estudei o suficiente, pois trabalho, mas estou muito esperançosa”.

Andressa Araújo, de 25 anos, comentou que já fez o exame algumas vezes, mas não passou. Agora, a estudante está confiante. “Busquei me preparar este ano para não fazer ‘feio’ e conseguir uma boa classificação. Quero passar para cursar Psicologia, Artes Cênicas ou Nutrição. Agora vou conseguir”. 

O estudante Marcos Wendel, de 19 anos, chegou ansioso ao local da prova. “Estou um pouco nervoso, isso sempre acontece comigo. É a segunda vez que tento passar no exame. Espero que essa ansiedade não me atrapalhe. Quero cursar Engenharia Ambiental, meu sonho. Vai dar tudo certo”.

Lucas dos Santos, de 18 anos, que fará pela primeira vez o Enem, falou que se preparou desde o início do ano. “Quero passar de primeira, estudei muito! Tenho Fé em Deus que vou conseguir. Pretendo cursar Engenharia Civil. Quero dar essa alegria para os meus pais, que sempre se esforçaram por mim”.

O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo, 28. Esse ano, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas. No Acre, o Enem Impresso está sendo realizado em 17 municípios. Ao todo, 17.607 candidatos devem fazer a versão impressa. Já o Enem Digital será realizado apenas em Rio Branco, com a participação de 514 candidatos. Neste primeiro dia do exame, as provas tiveram início às 11h30 e podem ser entregues até às 17h.