X

Em cinco dias, chove mais de 50% do previsto para dezembro em Rio Branco

Foto: Dell Pinheiro

A Defesa Civil trabalha com a probabilidade de 60% a 80% de chance de chuva nos próximos dias. (Foto: Dell Pinheiro)

Nos cinco primeiros dias de dezembro, choveu o acumulado de 133.8 mm, segundo o registro da Defesa Civil de Rio Branco. A quantidade ultrapassa 50% da quantidade esperada para todo o mês. Os dados são das chuvas dos primeiros dias de dezembro, até o último domingo, 5.

As chuvas aumentam as preocupações para as possibilidades de enchente no Rio Acre. Nesta segunda-feira, 6, o nível do Rio chegou aos 5,03 metros, aumentando 27 centímetros em relação ao dia anterior. “Este mês de dezembro, já inicia com uma quantidade pluviométrica elevada, se permanecer essa quantidade de chuva diária, nós vamos ultrapassar e muito o que é esperado para o mês e, juntamente com isso, virão todas as consequências de uma grande quantidade de chuvas, que são transbordamentos de igarapés, alagamentos, até mesmo um aumento bem significativo do nível do Rio Acre, podendo chegar aí numa cota de alerta”, alerta do Major Falcão, da Defesa Civil de Rio Branco.

Para esta semana, ele afirma que a Defesa Civil trabalha com a probabilidade de 60% a 80% de chance de chuva, nos próximos dias. “Mesmo que não aconteça chuvas dentro da capital, pode acontecer nas redondezas e nos municípios, o que influencia diretamente nosso índice de nível de rio em Rio Branco, tudo tem que ser levado em conta”, comenta.

De acordo com o metereologista Davi Friale, quarta-feira será o único dia em que pode haver redução de chuvas. Porém, elas voltam com intensidade de quinta a sábado.

Plano de Contingência

Desde meados de novembro, a Defesa Civil Municipal informou sobre a necessidade de preparar o plano de contingência para a possível enchente do Rio Acre em 2022.  No dia 25 de novembro, a cota do Rio chegou  a 5,02 metros, em Rio Branco. A previsão é que o nível do manancial alcance 16 metros no início de 2022. No mesmo período do ano passado, o rio atingiu 1,77 metros e alcançou 15,80 metros em fevereiro deste ano, deixando centenas de famílias desabrigadas em Rio Branco.

Leia mais em: Rio Acre pode alcançar a cota de 16 metros no início de 2022, alerta Defesa Civil

Daniel Scarcello: