Pular para o conteúdo
prepare o bolso

Conta de energia ficará até 10,36% mais cara a partir do próximo dia 13 no Acre

Medida irá afetar 280 mil unidades consumidoras atendidas pela Energisa Acre

A Agência Nacional de Energia Elétrica comunicou nesta terça-feira, 7, a aprovação de um novo Reajuste Tarifário de 2021 para os consumidores do Acre. As novas tarifas entram em vigor na próxima segunda-feira (13/12) para as 280 mil unidades consumidoras atendidas pela Energisa Acre.

Segundo o comunicado da Aneel, “o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, considerando também o diferimento proposto pela empresa, colaborou para amenizar o impacto do reajuste. Dos componentes que mais impactaram neste processo tarifário, destacam-se os encargos setoriais e atividades relacionadas à distribuição e compra de energia”, diz a agência.

Conforme a Aneel, o reajuste será da seguinte forma:

Consumidores residenciais 
9,76%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média
Efeito Médio
para o consumidor
10,36%7,65%9,90%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).