Pular para o conteúdo
alerta

Possibilidade de 4ª onda de Covid-19 em Pando, na Bolívia, coloca moradores de Brasileia em alerta

Sesacre informou que está acompanhando a situação, e uma equipe será enviada ao município, nos próximos dias

A prefeitura de Brasileia, interior do Acre, emitiu um alerta para que os moradores redobrem os cuidados, após o número de casos de covid-19 aumentarem exponencialmente no Departamento de Pando, na Bolívia, fronteira com o município.

O alerta vem após um comunicado emitido pelo órgão de Saúde de Pando sobre uma possível 4ª onda da Covid-19 no país vizinho. Os dados apresentados pela Bolívia apontam um aumento de mais de 10 vezes no número de novos casos da doença, saindo de uma média de 9,2 casos por semana para 104.

A medida de alerta adotada pela gestão municipal considera que Cobija faz fronteira com cidades do Acre, onde há fluxo constante de pessoas em busca de compras na região ou entretenimento, sem contar os brasileiros que cruzam a fronteira diariamente para cursar medicina no país vizinho.

Nesta terça-feira, 7, as gestões de Brasileia, Epitaciolândia e também Cobija devem se reunir para discutir estratégias conjuntas de enfrentamento à possível nova onda. A Secretaria de Estado de Saúde do Estado, por outro lado, informou que está acompanhando a situação, e uma equipe será enviada ao município de Brasileia nos próximos dias.

Vale ressaltar que, apesar do alerta emitido pela gestão municipal de Brasileia, todas as regionais do Acre estão na bandeira verde, que indica “cuidado”, conforme avaliação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Ou seja, o nível mais brando de restrição às atividades no Estado.