Pular para o conteúdo
Neste sábado

Com previsão de cheia em fevereiro, nível do Rio Acre está 6 metros a mais do que em 2021

Nível do Rio Acre chega 9,04m neste sábado,18. Já em 18 de dezembro de 2020, a marca foi de 2,60m, segundo Defesa Civil de Rio Branco

“Nós temos a previsão de que o Rio, infelizmente, vai transbordar. Não temos uma data precisa, mas a data mais provável seria no mês de fevereiro”, afirma Major Falcão. (Foto: Dell Pinheiro)

Nos últimos três dias o nível do Rio Acre aumentou, em média, 50 centímetros por dia, e neste sábado,18, chegou aos 9,04m, segundo os registros da Defesa Civil Municipal. No mesmo dia do ano passado, a marca chegou a um nível bem menor, de 2,60m.

Para a Defesa Civil, a previsão é que ocorra o transbordamento do Rio Acre no mês de fevereiro de 2022, pois é o período com mais inundações registradas. Entretanto, Major Falcão traz exemplos que mostram o quanto a intensidade de tais eventos são inconstantes. “Em 2014, o Rio estava marcando quatro metros e no início do ano seguinte, tivemos a maior enchente da história, em 2015. Contudo, também temos o caso de 2019, em que ele estava com uma cota bastante alta e no início de 2020 o Rio transbordou, mas não desabrigou muitas famílias”, revela.

Para garantir a segurança da população e menos prejuízos, a Defesa Civil realiza monitoramento diário do nível do Rio e, quando a cota chega aos 10 metros, a medição é realizada de três em três horas. O Major afirma também que pelo menos 10 bairros já foram mapeados e são monitorados em caso de enchente. “São os 10 primeiros a serem atingidos, os quais já sabemos a quantidade de famílias que precisam ser removidas e atendidas. É um cenário crítico, de preocupação, mas estamos preparados para agir a qualquer momento, para atender famílias que possam ser atingidas”, explica.

Falcão explica ainda que o Parque de Exposições de Rio Branco passou por uma vistoria para planejar a construção de abrigos. Dependendo da proporção da catástrofe, algumas escolas também foram selecionadas para servirem de abrigo. “Nós temos todo um plano de ação para esse momento de crise, e nós temos a previsão de que o Rio, infelizmente, vai transbordar. Não temos uma data precisa, mas a data mais provável seria no mês de fevereiro”, reforça.

Leia também: Rio Acre pode alcançar a cota de 16 metros no início de 2022, alerta Defesa Civil