Pular para o conteúdo
em 2021

Número de pedidos pelo seguro-desemprego cresce 10,5% no Acre

Até julho do ano passado, mais de 4 mil parcelas do seguro foram pagas no Estado.

No Acre, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 11, pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), os pedidos de seguro-desemprego registraram elevação de 10,5% em 2021. De acordo com dados do Painel de Informações do Seguro-Desemprego, até julho do ano passado, mais de 4 mil parcelas do seguro tinham sido pagas no Estado.

Porém, na média nacional, houve queda de 10,2% no ano passado, nas requisições do benefício concedido pelo poder público ao trabalhador desempregado (6,08 milhões de requerimentos), em relação a 2020 (com 6,78 milhões de solicitações), início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, nos últimos dois meses de 2021 houve alta nos pedidos. Em dezembro, foram feitos 481,4 mil requerimentos em todo o país. Em 2020, o número de solicitações bateu recorde, com mais de 960 mil.

Vagas de emprego

Levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a novembro de 2021, o saldo de vagas de empregos criadas no Brasil foi de aproximadamente 3 milhões. Porém, os números apontam que o desemprego ainda se mantém em alta, com quase 13 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).