Após a declaração de situação de emergência da saúde pública do Acre, o governo decidiu suspender todas as agendas que envolvam presença de público. A informação foi divulgada por meio de uma nota pública na tarde desta terça-feira,11. Dessa forma, a inauguração do Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19, agendada para esta terça, foi temporariamente suspensa.
Segundo o texto, o decreto considera a superlotação das unidades estaduais, causada pelo surto de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (Srag). O Boletim InfoGripe da Fiocruz, que aponta uma tendência de alta no número de casos de síndrome respiratória aguda grave no Acre, também foi considerado.
Ainda nesta semana, na próxima sexta-feira,14, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 deve divulgar a nova avaliação do estado.
A situação de emergência foi divulgada em uma edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira, 10. A última data de inauguração do Memorial seria dia 28 de dezembro, que também foi adiada.
Leia também: Após atualização do sistema, mais de 180 casos de Covid-19 são registrados no Acre