Pular para o conteúdo
Alerta

Infestação do mosquito Aedes aegypti chega a todos os bairros de Rio Branco

Índice de infestação está de 8,9%, considerado risco de surto, bem maior do que o registrado no mesmo período de 2021

O índice de infestação atual é de 8,9%, o valor considerado satisfatório é abaixo de 1%.

A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, já ocorre em todos os bairros de Rio Branco, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da cidade. O índice de infestação  atual é de 8,9%, considerado risco de surto, bem maior do que foi registrado no mesmo período de 2021.

De acordo com a Vigilância Sanitária, o índice de infestação é  considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%. Até a segunda quinzena de dezembro do ano passado, Rio Branco registrou mais de 5,7 mil casos prováveis de dengue.

Na última quarta-feira, 5, a Semsa realizou uma programação em alusão ao ‘Dia D’ de combate ao mosquito. A ação foi realizada no bairro Aeroporto Velho,  região da Baixada. Na ocasião, foram feitas verificações na casa dos moradores, além de orientações de como se prevenir do mosquito, evitando assim o contágio.

“Iniciamos a campanha contra a dengue no dia 22 de outubro de 2021 no Tancredo Neves e em outros bairros da parte alta da cidade. Os mutirões  estão sendo feitos em todos os bairros de Rio Branco”, disse a assessoria da Semsa.

Segundo o Levantamento de Índice Rápido ao Aedes Aegypti (Lira), foi constatado que, do final de dezembro de 2021, e nos primeiros dias de janeiro de 2022, o número de infectados cresceu na cidade, o  que significa que,  de cada 100 domicílios visitados pelos agentes de Saúde,  em mais de oito foi encontrado a presença das larvas do mosquito da dengue.

Leia também: Saúde Estadual detecta 16 casos positivos de Covid-19 durante ação na OCA Rio Branco