Você sabia que nem todas as bananas são iguais?
Banana prata: Apresenta maior durabilidade, pode ser consumida até quatro dias após madura. Sua polpa é consistente e pouco doce, por isso, é consumida frita ou como bananada, além de ser saboreada in natura ou em vitaminas. Essa variedade de banana é rica em vitamina C e potássio (teor menor que a nanica).
Banana nanica: Chamada também de banana-d’água, seu nome é devido ao porte pequeno da bananeira que a produz. Como apresenta ação ligeiramente laxante, não prende o intestino como as demais bananas. É fonte de magnésio e potássio.
Banana maçã: Como prende o intestino, não é recomendada para pessoas com prisão de ventre. Essa variedade é perfeita para preparar doces e salada de frutas, pois não escurece (oxida) com facilidade. De todas as outras, é a que apresenta mais teor de proteínas. Além disso, apresenta fósforo e manganês.
Banana ouro: A banana-ouro é a menor dentre as demais, com cerca de 40 gramas e 45 Kcal. Como apresenta polpa bem doce e aromática, é consumida preferencialmente in natura. Além disso, essa variedade de banana é rica em magnésio.
Banana da terra: É a maior dentre as demais bananas, com tamanho de 26 centímetros de comprimento e peso de até 500 gramas. Rica em vitaminas A e C, é perfeita para ser cozida ou frita. Outra vitamina importante, presente nesta variedade de banana, é a vitamina B1, importante para tratar e prevenir doenças como a beribéri.