Após mais de cinco meses em cota mínima, o Rio Acre voltou a encher e, na manhã desta segunda-feira, 27, amanheceu com a cota de 3,05 metros. Os dias chuvosos têm cooperado para o acúmulo das águas, que provavelmente subirão mais em dezembro.
‘’O esperado para o próximo mês é de bastante chuva, principalmente, na segunda quinzena. Com esse acúmulo, o Rio Acre deve continuar a subir significativamente já com chuvas regulares’’, destacou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
As chuvas dos últimos dias melhoram o nível do Rio Acre na capital acreana, que vinha sofrendo com as consequências do fenômeno ‘’el ninõ’’. A última vez que o nível do manancial em Rio Branco tinha ficado acima da marca de 3 m havia sido em junho deste ano.
De acordo com o meteorologista Davi Friale, a origem das chuvas no Acre, neste período de início do verão, se dá devido ao grande aquecimento, pois ocorre maior evaporação das águas superficiais do oceano Atlântico, visto que os dias são mais longos que as noites.
‘’No Acre, assim como na maior parte do Brasil, o verão começa no dia 21 de dezembro e vai até 21 de março, devido às diferenças climáticas da região, essa é a estação das chuvas mais intensas, com os dias mais longos e as noites mais curtas e, por isso, chove muito, já que ocorre maior evaporação das águas superficiais do oceano Atlântico.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão