O Acre registrou este ano 479 casos confirmados de febre Oropouche, com a doença afetando 21 municípios. Além disso, um óbito foi registrado, elevando as preocupações com a rápida propagação da arbovirose. O número de amostras testadas também cresceu significativamente, de 145 em 2023 para 2.728 neste ano.
A febre Oropouche é transmitida principalmente por mosquitos e apresenta sintomas semelhantes aos de outras arboviroses, como a dengue e a chikungunya, dificultando o diagnóstico. O vírus, que é mantido no sangue dos mosquitos infectados, pode ser transmitido ao ser humano e a outros animais por meio da picada do inseto.
Em comparação com o ano anterior, o número de casos saltou de 60 para 479, com a doença já afetando uma quantidade muito maior de municípios. Até agora, 8 municípios registraram casos em 2023, enquanto 21 estão sendo impactados em 2024.
Além da febre Oropouche, o Boletim Epidemiológico também destacou 8 casos confirmados de febre Mayaro em 4 municípios, com 2.572 amostras testadas.