Candidatos convocados no concurso público da Educação estadual já podem agendar a inspeção médica oficial, etapa obrigatória para a posse no cargo. As orientações constam no edital publicado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que trata especificamente dos procedimentos de agendamento, apresentação de laudos médicos, entrega de documentos e posse.
Nesta fase, foram convocados candidatos aprovados para o cargo de professor P2, nas áreas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Os profissionais irão atuar em unidades de ensino das zonas urbana e rural de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Mâncio Lima e Xapuri.
Agendamento da inspeção médica
Após obter todos os laudos médicos exigidos, o candidato deve realizar o agendamento prévio da inspeção médica, por meio deste link, e comparecer à Junta Médica Oficial do Estado até o dia 16 de janeiro de 2026.
Em Rio Branco, a inspeção ocorre no Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), localizado na Rua Benjamin Constant, nº 351, bairro Cerâmica, na data e horário agendados.
Em Cruzeiro do Sul, os candidatos também podem comparecer nos dias 7 e 8 de janeiro, das 8h às 12h, na Rua Félix Gaspar, nº 3806, no Centro.
No momento da inspeção, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original. A Junta Médica poderá solicitar novos exames, caso considere necessário para a conclusão do diagnóstico. Somente após a análise dos laudos poderá ser emitido o Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental. Exames fora do prazo ou incompletos não serão aceitos.
Candidatos que estejam fora do Acre poderão realizar os exames fora do estado, mas deverão apresentar os laudos à Junta Médica Oficial do Acre para homologação, pessoalmente ou por meio de procurador legalmente constituído.
Entrega de documentos
A entrega da documentação deve ser feita até 16 de janeiro de 2026, nos horários das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30, em um dos núcleos da Secretaria de Educação e Cultura ou na sede da SEE, conforme a localidade escolhida pelo candidato. A lista completa de endereços e contatos está disponível no edital.
Posse e prazos
A data, o horário e o local da posse serão divulgados posteriormente. O candidato convocado terá prazo máximo de 30 dias para concluir todas as etapas de inspeção médica, entrega de documentos e posse.
O edital também estabelece que é vedada a remoção do servidor da localidade para a qual concorreu pelo período mínimo de dois anos, conforme a legislação estadual.








